Existem bruxas em 2025?
Por Alíne Valencio.
Musa,
Faz tempo que não escrevo sobre nós bruxas, e nem tampouco sobre Maria Madalena. Pelo menos não de maneira direta. Porém, indiretamente estou aqui escrevendo a respeito delas a cada matéria, pois não se trata delas em si, mas do seu legado. A herança das bruxas para a mulher moderna se torna presente em cada mulher que resiste à qualquer tipo de coerção. A Bruxa moderna é toda mulher que não aceita nem tolera nenhum tipo de falta de liberdade ou de respeito. Eu como Bruxa que sou, no meu trabalho, todos os dias repasso seu legado para as mulheres que chegam até mim em busca de cura e libertação. Não se trata de decorar todos os seus ensinamentos, mas vivê-los. E existem diversas maneiras de experienciar suas premissas no dia-a-dia.
Aproveitando o ensejo, me soa bastante certo que nossas ancestrais bruxas se sentiriam mesmo felizes tendo a certeza de que vivemos o Sagrado Feminino no nosso cotidiano. Esse era o verdadeiro desejo de Maria Madalena, a maior bruxa que já houve na história da humanidade. Logo, as bruxas modernas são aquelas que mantém sua integridade. Não, não me refiro à integridade moral cristã. Com essa não me importo nem um pouco. Aliás, é a ela que nós bruxas buscamos combater há milênios. E sinceramente, quero a moral cristã se exploda, porque é ela a real responsável pela opressão da liberdade da alma feminina e dos corpos femininos. É ela, uma das responsáveis pela colonização e submissão dos corpos femininos. Bem como, a carrasca da sexualidade da mulher, uma vez que é a religião a instituição que mais defende a moral feminina enquanto obediência e submissão. Eu aludo à integridade da sua verdadeira identidade, aquela que vem da sua essência. A verdadeira inteireza é a coragem de continuar sendo quem se é mesmo diante do morticínio que se abate sobre nós mulheres ainda em 2025. Cada mulher que está aprendendo a dizer NÃO, cada irmã que consegue sair de um relacionamento onde não está feliz sem olhar para trás, cada mana que cuida da outra, cada dia que uma amiga vence a si mesma, os ensinamentos do Sagrado Feminino estão se cumprindo no mundo. Onde existe uma mulher que não solta a mão de outra, uma bruxa está vivendo sua missão e cumprindo seu destino.
A bruxa de 2025 é incontestavelmente uma sobrevivente das bruxas que foram queimadas nas fogueiras da inquisição, ou enforcadas em praça pública tão somente pelo motivo de desejarem ser elas mesmas. As bruxas modernas são as netas de todas as mulheres da história que resistiram à uma sociedade machista e autoritária e mudaram o rumo da história. Entretanto, a indagação que te faço agora é: o que é ser moderna para você? É fazer dancinha no tik tok? Conhecer todas as gírias da internet? Comprar na shopee ou na shein? Se sim, te convido a repensar esses conceitos e refletir sobre o que vou falar agora. Moderno mesmo é olhar para dentro e reconhecer a sua verdade, é aceitar a sua realidade como ela é. Não é conformismo. Conformismo vitimiza e faz com que a mulher continue se mantendo no mesmo lugar , achando que não nasceu para ser feliz. É o que a sociedade pretende. Incutir na cabeça das mulheres essa mentira que a aprisiona. Ao contrário, moderno é ter a certeza de que cada vez que reconhecemos a verdade sobre nós mesmas, seja essa verdade boa ou ruim, estamos avançando enquanto espírito, nos libertando e libertando toda uma geração de mulheres. Isso é moderno. Modernidade e bruxaria que se prezem primam necessariamente por buscar obstinadamente a transformação interior e o amor incondicional por si, e naturalmente pelo mundo. E não só isso, fazem prevalecer a missão de levar o legado do Sagrado Feminino para o maior número possível de mulheres.
As bruxas nos ensinaram que sexualidade feminina só é moderna enquanto sagrada. E de novo, desapegue da idealização moral e religiosa de sexualidade. A sacralidade da sexualidade feminina só é moderna quando honra a Deus se libertando de paradigmas que punem, julgam e cerceiam. Qualquer dogma que vá na contra mão disso, questione. As sacerdotisas deixaram esse legado para todas nós. Libertar-se de padrões, quaisquer que sejam eles, é abrir caminho para o encontro com Deus. Ser moderna minha querida musa, é mergulhar profundamente para dentro de si e da sua sexualidade e se conhecer de maneira tão profunda que você consiga imprimir sua identidade em si mesma e no mundo. A modernidade só tem fundamento quando está alinhada com a evolução do espírito. Ser bruxa na modernidade é estar constantemente atenta ao equilíbrio das energias Yin e Yang dentro de nós, primando também pela sabedoria de que esse equilíbrio contribui para o equilíbrio do planeta terra.
Então, sim, existem muitas bruxas em 2025 e uma delas pode ser aquela sua amiga que jamais permite que alguém lhe diga o que fazer. Sabe aquela sua amiga que é a ovelha negra da família? A questionadora? A que fala a verdade sobre as “tretas” familiares e ainda é chamada de sem noção? Sabe aquela sua amiga que tem a coragem de dizer o que pensa sem medo de ser julgada e é criticada justamente por essa qualidade e mesmo assim se mantém firme no seus pontos de vista e posicionamentos? Pois é! Se você tem uma amiga assim, você tem uma amiga bruxa. E se você é assim, você é uma bruxa. Dessa forma, comece a repensar, caso você tenha aquele conceito infantil que a gente aprende na escola sobre as bruxas. Você é uma adulta, logo, não há sentido em manter determinados modelos de pensamento. Abra sua mente e você vai perceber que ser uma bruxa é a maior dádiva que poderia ter sido conferia a você ou a qualquer outra mulher.
Até semana que vem,
Com amor de bruxa.
Alíne.