Search
Close this search box.

CINCO MULHERES DE CINEMA.

Mulheres que conquistam espaços no cinema brasileiro.

 

Por Vanessa Cançado.

 

– Vai Som, Vai Câmera. Ação!

 

Amoras (es), não é de hoje que as mulheres vêm se destacando nos festivais, nas salas de exibição do nosso cinema, mesmo com as duras questões de um mercado que insiste na preponderância patriarcal. Os números de diversas pesquisas estão na internet para quem quiser verificar e aqui mesmo na coluna, já falamos sobre o assunto, inúmeras vezes. Hoje vamos destacar algumas mulheres.

kila e mauna p 1600
Foto: Kila & Mauna – 2023, reprodução Site Festival Ceará.

Iniciamos com ELLA MONSTRA que é diretora, roteirista e multiartista do Ceará e que se destacou em 2023 com o curta-metragem “Kila & Mauna”(2023), onde a produção contou com elenco e direção composto por profissionais trans e a técnica composta da comunidade LGBTQIAPN+, rompem a bolha ‘cisheteronormativa’ em vários sentidos. Ella é formada em Realização Audiovisual da Vila das Artes e tem também em sua filmografia a direção de arte do filme “Coração Sozinho”(2021) e assistência de montagem no longa “Sob A Terra do Encoberto”(2022), vencedor do Prêmio Elke Maravilha de Melhor Edição do 17º Festival For Rainbow.

 

EscassoCLARA ANASTÁCIA e GABRIELA GAIA MEIRELLES que codirigiram o filme “Escasso”(2022), curta bem premiado em diversos festivais entre eles o Festival de Cinema do Rio, o Festival Brasília de Cinema Brasileiro, Prêmio Canal Brasil e o Festival IndieLisboa. Clara é roteirista e diretora carioca, iniciando sua carreira ao lado de Daniel Filho participando nas produções de “Se Eu Fosse Você“(2006/2009) e “Chico Xavier”(2010), passando por outras produtoras como  Floresta, Maria Farinha, Boutique e Delicatessen.

Gabriela é diretora e roteirista, que também trabalha em formatações de projetos audiovisuais. Entre 2020 e 2021 dirigiu clipes para Letrux e Tropikillaz. Tem em sua filmografia também o curta “Afeto”(2019). Atualmente na produtora Delicatessen de São Paulo, atuando com direção de cena, concepção e formatação de projetos para cinema  e diversos canais: “Onda Boa Com Ivete” (de KÁTIA LUND, 2022); o reality show “Born to Fashion” (2020-2024); o longa “Me Sinto Bem Com Você” (de Matheus Souza, 2021) e a série infantil “Quintal TV” (de Pablo Uranga, 2021).

transe
Foto: Filme Transe, reprodução divulgação.

ANNE PINHEIRO GUIMARÃES é roteirista, diretora e escritora. Lançou seu primeiro longa “Transe”(2024) em parceria com CAROLINA JABOR. Tem em sua filmografia o curta “Desejo”(2005); foi criadora da série “Desnude”(2018); dirigiu episódios da série “As Canalhas”(2015); foi diretora geral da série “Nós”(2020) e direção em “Desjuntados”(2021).

cabana p01cor 2023111552

 

ADRIANA DE FARIA é diretora e roteirista de Belém do Pará, que estudou Iniciação Documental na Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba. Teve seu curta “Cabana”(2023) destacado em diversos festivais, premiado no Festival do Rio.

 

Somos muitas e diversas. Que possamos destacar e  buscar sempre mais mulheres de cinema e suas trajetórias e pesquisar seus filmes nas redes.

Até a próxima cena!

Abraço afetuoso,

Vanessa

 

CINE RECORTE

Cine-Recorte: A dica é o recente longa documentário lançado da cineasta VITÃ que pode ser visto no streaming pela telecine

SALÃO DE BAILE- THIS IS BALLROOM”(2025)

Sinopse: Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia a cultura ballroom. Rio is burning!

Trailer: https://www.instagram.com/reel/DFYjMgRJRZ2 

Anúncio
Anuncio305x404

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *