As mulheres de cinema na 28ª mostra de cinema de Tiradentes.
Por Vanessa Cançado.
– Vai Som, Vai Câmera. Ação!
Amoras (es), 2025 começou agitado para o audiovisual. Temos Fernanda Torres ganhadora do Globo de Ouro, a ampliação da Lei do Audiovisual (Art. 1A…) e os eventos de cinema que começam já nesse primeiro mês do ano. Estou falando da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes e das mulheres de cinema que participarão com seus filmes na Mostra.
A Mostra tem um formato hibrido (online e presencial) e vai exibir, de 24 de Janeiro a 1º de Fevereiro de 2025, cerca de 140 títulos de longa-metragem, entre participações e pré-estreias mundiais e nacionais. Também exibe 96 filmes de curta-metragem, num evento que cada vez mais se solidifica na diversidade da produção nacional de cinema e tem a frente da coordenação a produtora RAQUEL HALLAK.
O evento está subdividido em 6 Mostras importantes: Mostra Olhos Livres, Mostra Aurora, Mostra Temática, Mostra Autorias, Mostra Praça e Mostra de Curtas. Além da Mostra Homenagem, que nesse ano homenageia a atriz BRUNA LINZMEYER, conhecida por ser uma artista fora da curva e a Mostra Tiradentes exibirá 10 filmes com a atriz, dentre eles: o excelente “Cidade Campo”(2024) de JULIANA ROJAS; “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui”(2021) de ÉRI SARMET; “Marcelo”(2024) de CLARI RIBEIRO; “Medusa”(2021) de ANITA ROCHA DA SILVEIRA; “Alfazema”(2019) de SABRINA FIDALGO para citar alguns dos títulos.
Na Mostra Olhos Verdes destacamos os filmes “Deuses da Peste”(2024, SP/MG) de GABRIELA LUÍZA em parceria com Tiago Machado. É cineasta e diretora de fotografia, tem em sua filmografia: “Sessão Bruta”(2022); “Os Que Podem Morrer”; “Tudo Pode Acontecer”(2023) em parceria com BEATRIZ SANO e PAULA RAMOS; “Filme-Chama”.
SINOPSE DO FILME: Em um antigo casarão em ruínas, no centro de São Paulo, um velho ator shakespeariano exilado dos palcos vive com seus fantasmas. Em seu leito, cercado de cortinas vermelhas retiradas de um teatro abandonado, ele sonha com a peste e com o fogo se alastrando por todo o país. Em torno do velho ator, forma-se uma estranha comunidade.
“A Vida Secreta de Meus Três Homens”(2025, PE) de LETÍCIA SIMÕES, que é roteirista, diretora e artista visual. PHD pela Universidade do Porto. Na sua filmografia: a trilogia sobre cinema marginal “Bruta Aventura em Versos”(2011); “Tudo Vai Ficar da Cor Que Você Quiser”(2014) e “O Chalé É Uma Ilha Batida de Vento e Chuva”(2018). Também os filmes “Casa”(2019); assinou os roteiros em “Construindo Pontes”(2016); “La Manuela”(2017); a série na Globoplay “Meninas do Benfica”(2022) da criadora ROBERTA MARQUES. Assinou como montadora de “Hipóteses para o Amor e a Verdade”(2013).
SINOPSE DO FILME: Três fantasmas se reúnem para responder a uma pergunta: como chegamos ao Brasil de hoje? Os três homens convocados são: Fernando, boêmio pai de família e colaborador da ditadura militar; Arnaud, adolescente que se envolveu com um grupo de justiceiros; Sebastião, fotógrafo negro e gay que perdeu o amor de sua vida. A Vida Secreta de Meus Três Homens é um drama histórico que questiona a identidade do Brasil diante de sua história e herança de violência e, através da poesia, cria a possibilidade de outra realidade.
Na Mostra Aurora (exclusiva para cineastas com seu primeiro longa) destacamos o filme de HELOÍSA MACHADO – “Cartografia das Ondas”(2024, RJ). Heloisa é integrante do coletivo de diretoras de fotografia DAFB, assinou a fotografia dos filmes “Mais Um Dia, Zona Norte”(2023) e “O Deserto de Akin”(2023). Dirigiu os curtas “Rarefação X Saturação”(2017) e “Ruth de Souza, Sobre Ser Quem Se Quer Ser”(2017).
SINOPSE DO FILME: Gledson é um servidor público solitário que deixou sua cidade natal com o sonho de ser ator no Rio de Janeiro. Atormentado por memórias imprecisas de seu passado, ele vê sua vida mudar quando começa a escrever um livro sobre Teresa, uma prostituta que atravessa a morte esperando um filho e chega a uma ilha fantástica. Quando uma amiga de Gledson resolve transformar seu livro em filme, realidade e ficção se misturam: enquanto Teresa precisa decidir o que fazer com o filho nascido na ilha e o escritor lida com o desafio de se tornar um criador, o filme se transforma quando a diretora se confronta com a experiência de sua própria maternidade.
Na Mostra Autorias, o filme “Yõg Ãlak: Meu Pai, Kaiowá”(2024, MG/MS), de SUELI MAXACALI e LUISA LANNA em parceria com Isael Maxacali e Roberto Romero. Sueli é cineasta e multiartista, em sua filmografia tem a direção do curta “Yãy Tu Nũnãhã Payexop: Encontro de Pajés” e dos longas “Quando os Yãmĩy Vêm Dançar Conosco”(2011); “Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito”(2019); “Nũhũ Yãgmũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!”(2020). Luisa Lanna é diretora e montadora. Sua filmografia: montagem dos filmes “A Flecha e a Farda”(2020); “Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito”(2019); “Plano Controle”(2019).
SINOPSE DO FILME: O documentário conta a busca de Sueli Maxakali e Maísa Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, de quem foram separadas durante a ditadura militar no Brasil. O filme acompanha a jornada da cineasta para reencontrar o pai, bem como as lutas enfrentadas pelos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá em defesa de seus territórios e modos de vida.
A Mostra Praça tem a pré-estreia do filme “Milton Bituca Nascimento”(2025, SP) de FLÁVIA MORAES. Produtora, Diretora e Roteirista. Tem em sua filmografia: “O Brinco”(1989); “Olimpicos”(1991); “Acquaria”(2003); “Visions In The Dark”(2023); “Mr. Dreamer”(2021).
Na mostra tem ainda os Curtas na Praça com os filmes “Canto das Areias”(2024, ES) de MAIRA TRISTÃO; “Junho de 2002”(2024, MG) de TAINÁ LIMA; a pré-estreia “Phoenix Club”(2025, AL) de GABRIELA ARAÚJO; “Daimara Y El Baile Zombre”(2024, SP) de NATALIA KEIKO em parceria com Tom Hamburger; “Procura-se Uma Rosa”(2024, RJ) de JULIA MORAES e tendo KAREN ARAUJO na direção de arte; “Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia”(2024, RJ) de MILENA MANFREDINI, que assina também a direção de arte do filme e tem no som RAQUEL LAZARO; “Travessia”(2024, ES) de KAROL FELÍCIO e ISADORA CARNEIRO, que tem montagem de YOHANNA AMORIM.
A Mostra Curtas tem os filmes de ISABEL VEIGA com “Ver Céu no Chão”(2025, CE/RJ); MAYRA COSTA com “Entre Corpos”(2024, AL), que tem a produção de AMANDA MÔA e a direção de Arte de MAÍSA CAVALCANTI; ANNA COSTA E SILVA com o filme “Tamagotchi Balé”(2025, RJ), a cineasta também assina a direção de arte e tem RITA ALBAMO na fotografia, no som ISABELA GODOI e o roteiro é assinado também por MANUELA LIBMAN E MARIA CLARA CONTRUCCI; a cineasta NATÁLIA REIS com o filme “Jamais Visto”(2024, MG).
Ainda o evento tem a Mostrinha em que podemos conferir os filmes de duas mulheres de cinema: “A Mais Bela História de Princesa”(2024, SP), da maravilhosa BELISE MOFEOLI que é roteirista e consultora, estreando agora como diretora. Tem em sua filmografia como roteirista as séries “União Instável”(2023); “Marcelo, Marmelo, Martelo”(2023); “Vamos Brincar com a Turma da Mônica”(2022). Foi consultora de Fonte Especializada de Gênero Raça e Sexualidade do BBB24. No filme também assina a produção MORENA KOTI, na fotografia tem GEORGIA NIARA, na montagem ANA JULIA TRAVIA e na direção de arte IONE MARIA.
SINOPSE DO FILME: Criada em um lar repleto de afeto, sensibilidade e cuidado, Bela é uma garotinha negra de 6 anos de idade, que adora ler e ouvir histórias. Muito imaginativa e cheia de ideias, Bela, volta chateada da escola ao perceber que sua sugestão para uma peça de teatro sobre reis e rainhas, foi substituída pela história da Branca de Neve. E é a partir dessa frustação que, sua avó Dona Ayana incentiva a neta a criar sua própria história.
O outro filme é de JANE CARMEN OLIVEIRA com a animação “Eu e o Boi, O Boi e Eu”(2024, MG). Formada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG, tem em sua filmografia: “Metamorfose”, animação que participou de festivais internacionais como Animamundi e Animafest Zagreb; a série “O Menino Maluquinho” em que assina o designer de cenários e o longa “Batman Azteca”.
SINOPSE DO FILME: Uma menina, amedrontada após escutar o relato da mãe sobre o temido Boi da Manta, tem sua primeira experiência na festa pedroleopoldense, que culmina no encontro com o Boi. Após o estranhamento inicial, o medo se esvai e dá lugar ao fascínio, ao reconhecimento e à admiração por essa criatura, e pela festa do Boi da Manta como um todo.
Um recorte da mostra poderá ser conferido online a partir de 3 de Fevereiro até dia 16, pela plataforma do Itau Cultural – a ICPLAY. São muitas mulheres de cinema na mostra e valem a conferida de quem passar por lá. Cada vez mais a Mostra de Cinema de Tiradentes se solidifica como aliada do cinema brasileiro.
Até a próxima cena!
Abraço Afetuoso,
Vanessa.
Cine-Recorte: Hoje o recorte é a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
24 de Janeiro a 1º de Fevereiro de 2025
Confiram a programação e locais no site da Mostra.
https://mostratiradentes.com.br/
*Referência Fotos: Reprodução da Divulgação – site da Mostra de Cinema.