Search
Close this search box.

NARRATIVAS BREVES, IMPACTOS PROFUNDOS.

            Por onde andam os Curtas realizado por mulheres.

Por Vanessa Cançado.

 

– Vai Som, Vai Câmera. Ação!

Olá Amoras (es), estava aqui pensando o quão difícil é o poder da síntese. É simples, mas não é fácil. Você se acha uma pessoa com esse atributo?

 

É sobre isso que quero falar, sobre um produto de cinema que carrega esse DNA no nome – o Curta-Metragem. É limitado ao tempo e é um grande desafio, tanto para roteiristas quanto para quem produz. Temos ótimos filmes realizados no Brasil, com essas narrativas que transformam as histórias em experiências compactas.

Durante um bom tempo, para conseguirmos assistir aos filmes, precisávamos ir a um festival. Hoje, isso ainda ocorre e os festivais são os celeiros dessas ricas brevidades, mas com o advento de streamings, temos no Brasil algumas plataformas muito interessantes de acompanhar e frequentar.

São plataformas especializadas em curtas como a CARDUME, especializada em filmes brasileiros, que nasceu em 2019 e hoje tem em seu catálogo mais de 200 títulos disponíveis. O PORTA-CURTAS, criado em 2002 através de patrocínio da Petrobrás e que atualmente é gerenciado pelo “Canal Curta!”. E ainda temos a SPcine Play, a Itaú Cultural Play, a Embaúba Play (com filmes distribuídos pela produtora) com acessos gratuitos.

Mas pensando em distribuição de curtas, não tem como não pensar em Festivais de Cinema e me vem imediatamente a cabeça, o maior evento dedicado ao gênero no Brasil – O KINOFORUM (Festival Internacional de Curtas de São Paulo), que completou esse ano 35 anos e teve sua edição finalizada no dia 1º de Setembro.

Foto:site Cine Paradiso

O Kinoforum foi idealizado por uma mulher de cinema, a produtora ZITA CARVALHOSA, que tem nos curtas grande paixão, desde quando era curadora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (no final da década de 80). O festival leva o nome da Associação Cultural criada por ela e que oferece também oficina de realização audiovisual e que em seu site podemos conferir um guia de festivais audiovisuais.

Zita é formada em cinema pela Universidade de Paris III (França) e também é uma renomada produtora de cinema que tem em sua filmografia: “O Capitalismo Selvagem”(1993) com FERNANDA TORRES; “A Casa de Alice”(2007); “O Homem de Moral”(2009), um documentário musical sobre a vida e obra do compositor Paulo Vanzolini (Ronda, Volta Por Cima); o documentário “Fotografação”(2019) que assina a produção executiva e o mais recente dos filmes “Tinnitus”(2022), um drama sobre uma atleta de saltos ornamentais que sofre de um terrível zumbido no ouvido e que afeta sua estabilidade física e emocional. O filme é protagonizado pela atriz luso-brasileira JOANA DE VERONA.

Foto: divulgação no site do evento

 

Destacamos aqui também alguns curtas brasileiros selecionados no Festival Kinoforum desse ano, filmes de realizadoras que podem procurar nas redes para saber mais sobre e para ficarem atentos para assistirem: “@garotamascarada” de ZARA DOBURA(SP), uma animação que conta a história de Mia, uma travesti neurodivergente que encontra sua identidade no conforto de uma máscara, mas com uma pandemia mundial ocorrendo, se vê tendo que  enfrentar mudanças consideráveis. Zara é também atriz, musicista e dubladora.

Outros destaques: “A Menina e o Pote” de VALENTINA HOMEM(PE); “Além do Impedimento” de HELOISA LAWANDA(SP); “Casulo” de ALINE FLORES(SP); “Dependências” de LUISA ARRAES(RJ); “Helena de Guaratiba” de KAREN BLACK (RJ); “Kings” de JULIANA PAMPLONA(RJ); “Malunga” de GAL SOUZA(SP); “Maremoto” de CRISTINA LIMA e JULIANA BEZERRA(RN); “Não Tem Mar Nessa Cidade” de MANU ZILVETI(RS); “O Lado de Fora Fica Aqui Dentro” de LARISSA BARBOSA(MG); “Rinha” de RITA PESTANA(MG); “Três” de LILA FOSTER(DF), entre outros tantos.

Foto: Divulgação filme “Helena de Guaratiba” para Festival do Rio 2024

 

Bateu a curiosidade? Você pode conferir alguns filmes do festival na plataforma do Itaú Cultural Play gratuitamente, até o dia 8 de setembro. Então corre lá! Também pode buscar em alguma plataforma de curtas que vale muito a pena.
Até a próxima cena!

Abraço Afetuoso,
Vanessa

CINE RECORTE

Cine-Recorte: Minhas dica hoje é o curta da roteirista, diretora e montadora KAREN BLACK:

Helena de Guaratiba(2023), que tem no elenco a atriz HELENA IGNEZ e Cauã Raymond.

Anúncio
Anuncio305x404

O filme inspirado no mito de Helena de Tróia pode ser conferido ate 8 de setembro na plataforma Itau Cultural Play e também em Outubro participará do Festival do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *