Será que Maria Madalena gostaria de ser canonizada como santa, ou já lhe bastaria ser reconhecida por quem ela era de verdade: UMA MULHER LIVRE?
Por Alíne Valencio.
Minha Deusa,
Estou me debruçando sobre os estudos a respeito da vida de Maria Madalena porque tenho muito trabalho pela frente no que concerne à minha missão de vida com as mulheres, e retomei a leitura de um livro que há algum tempo eu havia abandonado. Decidi recomeçar do princípio e durante a leitura fui me dando conta de que a cada linha lida mais convicta eu ficava de que realmente ela é uma das mulheres mais importantes e poderosas da história da humanidade, não somente pelo que ela representa, mas pela sua vida de luta pela liberdade da alma feminina. Até porque, o que ela simboliza para a história do feminismo nada mais é do que o reflexo e o resultado do que ela se tornou durante toda a sua jornada aqui na terra.
A saga de uma mulher LIVRE.
Cada dia que passa estou mais convicta de que ela não estava interessada em ser canonizada como santa. Aliás, quem realmente o quer ser? As bruxas, as mulheres livres, as inconformadas, as donas da sua vida, como ela, tenho certeza que não. Ademais, a mim, como já mencionei outras vezes, essa canonização não passa de mais uma jogatina arquitetada para “limpar a barra” da igreja, já que não há mais como conter tantas especulações explícitas em torno da vida dela. E a igreja, cuja imagem falsamente idônea não poderia ser manchada, foi a responsável por disseminar mentiras a respeito dela e não só dela, mas em relação à muitos outros fatos aparentemente inexplicáveis. E se esse “novelo” Maria Madalena fosse puxado, outros pontos obscuros da história da humanidade seriam revelados de maneira irreversível. Logo, para conter tamanho estrago era preciso calar Maria Madalena antes mesmo que as mulheres, em especial as da própria igreja percebessem sua força e passassem a reivindicar seus direitos aos grandes cargos eclesiásticos dentro da igreja, seja protestante ou católica. Uma pior que a outra. A protestante decidiu assumir sua postura preconceituosa e conservadora usando vergonhosamente o nome de Deus para defender sua libertinagem e safadezas, principalmente porque tornando clara a sua postura reacionária ela sabia que angararia adeptos por todo o mundo, uma vez que aderir à essa postura explícita consolidaria a igreja protestante como representante das pessoas “de bem”.
A Hipocrisia Católica.
Já a igreja católica optou pela hipocrisia mesmo. Aquela falsa pregação de respeito ao que é diferente, e a postura de que é defensora dos que estão na marginalidade, mas na verdade, são tão ou mais retrógrados do que os evangélicos. Tenho mais medo da igreja católica do que da evangélica. E olha que a evangélica reúne a pior espécie de pessoas. Contudo, diante da postura de uma pessoa evangélica a gente sabe como agir, uma vez que eles deixam claro o que pensam, ainda que sejam aberrações e ignorâncias. Por outro lado, a igreja católica nos faz realmente acreditar em sua bondade vendendo uma imagem de salvadora, com uma cartilha eximiamente elaborada para convencer as pessoas da sua benevolência, mas sabemos que por trás dessa postura acontecem as maiores atrocidades, desde séculos atrás. E não é preciso ir longe. Basta se concentrar em pescar algumas parcas informações a respeito da inquisição onde ela assassinou milhares e milhares de pessoas durante aproximadamente os trezentos da inquisição. E parece que as pessoas esquecem de tamanha perversidade. Me assusta a forma como as pessoas agem. Ou realmente são zumbis manipulados por uma realidade completamente distorcida da verdade divina, ou elas fazem vistas grossas para a igreja até hoje, porque é mais fácil assim do que mexer nesse vespeiro e confrontar, para não sair da zona de conforto e da zona de benefícios que acabam ganhando, ainda que essas regalias sejam invisíveis.
O fato é que a canonização de Maria Madalena, no meu ponto de vista, foi um “cala boca” para desviar o foco do realmente importa:
- A verdade que a igreja esconde há tanto do mundo. E tem mais: não combina com a personalidade de Maria Madalena uma canonização como santa. Meu deus musas, de verdade, mês respondam: que mulher, deseja, realmente ser santa??? Que vantagem se tem com um título como esse? Seria um péssimo negócio trocar o seu direito de trabalhar, de tomar suas decisões por si mesma, e decidir como você deseja levar a sua vida e deixar seu brilho interior resplandecer pelo mundo, honrando a Deus, do que estar à serviço de uma doutrina de obediência e recato que dita o que uma mulher pode ou não fazer, deve ou não fazer, como ela deve viver, você não acha? E no fundo é isso mesmo que acontece, porém de uma maneira velada que você nem se dá conta. Trabalhando a cada dia na subjetividade humana, minando a conta gotas a inteligência e a sabedoria da alma feminina. Ou você ainda acredita que é um bom negócio abrir mão de tanta liberdade para servir aos desígnios da igreja? E lembre-se: os desígnios da igreja é para obedecer à ela e não a Deus. Repare bem na sutileza das coisas e verá claramente que o que estou dizendo é a mais pura e cruel verdade.
Diante disso, não poderia dar em outro resultado que não fosse o advento do movimento feminista, que se viu de frente à uma realidade avassaladora, mas que reacendeu o debate sobre a figura de Maria Madalena e sua postura libertária e contestadora. Pois muito mais perigosa do que a liberdade externa é a liberdade interna. SIM! Alguém que é livre dentro de si, ninguém consegue conter. Já a pessoa a aprisionada em si mesma e em seu universo interior deturpado é facilmente manipulável. Dessa forma, é perfeitamente compreensível o trabalho ‘invisível’ que a igreja vem realizando há muitos e muitos séculos na mente humana, e o faz justamente porque conhece as leis do universo e sabe que para o universo e para DEUS o ser humano é completamente livre. Mas assim a matemática não fecha, afinal ninguém realmente desperto espiritualmente confiaria nela, e então seria o fim de um império milionário construído à base de manipulações sórdidas. E o que é mais horripilante é a maneira subjetiva com ela age na mente humana, uma vez que a igreja é vista como a benevolente, a ‘mocinha da história’, fazendo as pessoas acreditarem que ela é refúgio e não cadeia das almas e mentes humanas.
Maria Madalena, dessa forma, possuía absolutamente todos requisitos que levaria as mulheres a se libertarem internamente, porque ela era livre e também detinha o mesmo conhecimento espiritual que a igreja católica a respeito das leis do universo e estava aplicando-o na terra. E a igreja escondendo a todo custo, e por isso era necessário agir ardilosamente para impedi-la e a maneira mais eficaz era usar a tática que vem funcionando há milênios: o pecado da sexualidade feminina. Portanto, vender a sua imagem como pecadora e prostituta, não só acalmaria os ânimos como também desviaria o foco do perigo que ela representava para seus interesses de poder e machismo.
Maria Madalena- A verdadeira história.
Bem, eu não vou afirmar que em nada agradaria a Maria Madalena ser canonizada como santa, mas é bem plausível acreditar que sim, já que a figura de uma santa em nada contribui para a difusão do seu verdadeiro legado e anula completamente qualquer resquício de feminilidade. Essa farsa canônica só continua perpetuando premissas como pecado, culpa e castigos. Ao meu humilde entender a ela agradaria mesmo uma reparação histórica. O que de certa forma, vem acontecendo através do Sagrado Feminino, que está se expandindo cada vez mais pelo mundo e também pelo movimento feminista, que avança largamente nas ações referentes aos direitos das mulheres. A continuidade e consistência desses movimentos sim é que são de extrema relevância para a difusão dos ensinamentos de Maria Madalena para as mulheres e para o mundo.
Termino essa reflexão por aqui. Quanto à você minha querida, te convido a refletir o quanto você tem se permitido questionar os paradigmas relacionados à sua sexualidade e romper com padrões que te encarceram em mentiras castradoras. Para quem quiser e sentir que é o momento de curar seu feminino ferido, pode entrar em contato comigo para fazer as sessões de sexualidade sagrada feminina e se libertar de padrões que te impedem de prosperar a avançar na vida. Fique à vontade para me procurar no meu instagram @alinevalenchioatriz , clicando no link:
https://www.instagram.com/alinevalenchioatriz?igsh=bXdjc25weDRjNmRr
e me mandar um recadinho no meu direct ok?
Um beijo contestador para você,
Até semana que vem.
Alíne Valencio.