Reconectando-nos com a Sabedoria dos Nossos Antepassados.
Por Daniela Jerônimo.
Olá minha querida amiga bruxona. Estou feliz por estar aqui de volta, feliz por compartilhar meus pensamentos. Essa semana, estou muito reflexiva com o futuro da nossa ancestralidade. Já parou para pensar que em meio às rápidas transformações do mundo moderno, é fácil perder de vista as raízes que nos conectam com nossa essência mais profunda?
Enquanto avançamos em direção ao futuro, corremos o risco de esquecer a sabedoria ancestral que nos foi transmitida por gerações passadas. Mas é muito bom saber que há um movimento crescente que busca resgatar esse conhecimento perdido, reconhecendo a importância de nos reconectarmos com nossos antepassados e com a natureza.
Nossas ancestrais compreendiam intuitivamente nossa relação com o mundo natural. Elas não apenas viviam em harmonia com a terra, mas também possuíam um profundo entendimento das propriedades curativas das plantas e ervas ao seu redor. Em uma época em que os remédios modernos não existiam, elas confiavam no poder das ervas para curar grandes variedades de doenças e aflições.
À medida que avançamos no futuro, estamos retroagindo com nosso bem mais precioso, que é a conexão com a natureza divina. Este retrocesso não é apenas espiritual, mas também prático e urgente. Enquanto construímos cidades cada vez mais altas e dependemos de tecnologias que nos afastam da terra, estamos perdendo a oportunidade de aprender com os ciclos naturais, de respeitar e preservar os recursos que sustentam toda vida
Então, o que estamos fazendo de errado? Por que, à medida que avançamos rumo ao futuro, parecemos estar nos distanciando cada vez mais da sabedoria ancestral que tanto poderia nos beneficiar? Reflito muito sobre isso, e a resposta que encontro está na reconexão com o sagrado, com a essência que nos torna humanos. À medida que nos afastamos das religiões que se conectam profundamente com a natureza, perdemos uma parte fundamental da nossa identidade e propósito.
E sim deusa, há esperança. À medida que testemunhamos o renascimento do interesse pelas práticas espirituais que celebram a natureza, estamos dando passos importantes na direção certa. O ressurgimento do paganismo, da espiritualidade indígena e de outras tradições que valorizam a conexão com o divino em todas as formas de vida nos lembra da importância de honrar e proteger nosso planeta e suas criaturas.
Minhas amigas, o futuro é ancestral. É hora de nos reconectarmos com a sabedoria dos nossos antepassados, de abraçar a essência sagrada que vive dentro de nós e de nos comprometermos a preservar e honrar a natureza que nos rodeia.
Juntas, podemos trilhar o caminho certo em direção a um futuro mais consciente, mais compassivo, mais amoroso e igualitário, mais alinhado com as verdades eternas que nossos antepassados nos ensinaram.
Pensando nisso, deixo uma reflexão: O que você tem feito para se conectar a essa sabedoria ancestral? O que tem feito para acessar a energia das que vieram antes de você?
Com gratidão e esperança,
Dani Jeronimo.