Por Carol El Agha.
Nossa vagina produz secreção. A vulva é quente e úmida, por isso, é natural que a nossa calcinha fique molhada. Porém, muitas mulheres ficam em dúvida se estão com uma secreção natural ou algum corrimento. A secreção natural é branca ou transparente, cremosa, fluida ou similar à clara de ovo cru, e possui um cheiro brando, não incomoda ou causa desconforto. Chama-se muco cervical ou fluido cervical. O muco cervical pode ser mais perceptível durante o período de ovulação, durante relações sexuais, durante a gravidez, mas é uma secreção natural do corpo feminino e o importante é conhecer.
Já o corrimento é uma irritação anormal expelida pela vagina, que geralmente é mais amarelado ou esverdeado, pastoso, e tem um odor fétido que por vezes pode se assemelhar a cheiro de peixe podre. Normalmente é acompanhado de coceira ou ardência. O corrimento vaginal pode ser um indicativo de alguma infecção vaginal e você deve se atentar a isso, principalmente se vier acompanhado de cores mais fortes, consistência mais espessa e odor forte. E pode ser causado por infecções, vaginites, candidíase e vaginoses.
Tipos de secreções vaginal ou corrimento:
-Transparente:
Quando o corrimento é transparente e viscoso, semelhante a uma clara de ovo, indica que a mulher está no período fértil. Dessa forma, nessa fase conhecida como ovulação, é possível engravidar se ela não estiver fazendo a percepção da fertilidade e mantiver relações sexuais regulares. Geralmente, este tipo de secreção dura cerca de quatro dias e muda a consistência. Não precisa de tratamento, já que não se trata de uma doença.
-Corrimento branco com grumos:
O corrimento branco, quando vem acompanhado de coceira ou ardência vaginal, pode ser um indicativo de infecção. Geralmente, o corrimento tem um aspecto de “coalhada”, ou seja, é um corrimento mais espesso e com grumos.
-Secreção marrom:
Na maioria das vezes, o corrimento marrom significa uma pequena quantidade de sangue. Portanto, é comum que apareça um pouco antes da menstruação. Quando a secreção é bastante escura, pode indicar problemas de saúde, como lesões ou traumas nos órgãos pélvicos, doenças nos ovários, presença de corpos estranhos e até uma gravidez ectópica.
-Corrimento amarelo ou verde:
Geralmente, um corrimento amarelo ou verde indica alguma infecção provocada por bactérias, fungos, protozoários ou vírus. É importante se atentar se o sintoma vier acompanhado de dor durante a relação sexual, sensação de queimação ao urinar e odor forte.
-Secreção espessa ou rosada:
A textura da secreção pode variar bastante, mas quando ele fica mais espessa não necessariamente significa uma doença, e sim indicar o fim da ovulação. Quando rosado, na maioria das vezes indica o início do ciclo menstrual ou algum escape de sangue em mulheres que tomam anticoncepcional. Também é comum após o sexo com penetração vaginal, quando há pequenos sangramentos na vagina.
Na Ginecologia Natural é importante a mulher conhecer seus fluidos, anotar como está o muco cervical em diferentes períodos do ciclo menstrual. O corpo fala conosco a todo momento, então, se sentir que houve alguma alteração já pode entrar com tratamentos naturais, ou fazer uma investigação direta, pois para cada tipo de corrimento existe um tipo específico de tratamento. Os banhos de assento, alimentação específica, óvulos vaginais são ótimos quando o assunto são infecções, mas isso deixa para o próximo post. O mais importante aqui é que você olhe suas secreções, se toque, se cheire, enfim, conheça-se!
Carol El Agha.
Terapeuta Integrativa da Mulher & Especialista em Ginecologia Natural